Depois de muito anos, finalmente conheci OURO PRETO. E agora entendo porque a cidade tem o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. O maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro esta ali, a disposição dos turistas que se aventurarem por suas ladeiras de paralelepípedo.
E é ali, em meio a essas ladeiras (E olha que tem muitas), que recortam a antiga VILA RICA que você poderá encontrar uma série de chafarizes, casas em estilo colonial e igrejas barrocas que guardam e contam histórias dos séculos 17 e 18, época do ciclo do ouro e da Inconfidência Mineira
Meu passeio foi de um dia e é claro fiquei com gostinho de quero mais... Basicamente o programa foi visitar igrejas com seus altares e imagens fascinantes, garimpar peças nas feiras de artesanato em pedra-sabão, bater perna pelas ruas com direito a uma paradinha nas cafeterias deliciosas para provar suas bebidinhas elaboradas. Mas deixo para vocês uma dica: Usem sapatos confortáveis, pois vocês irão caminhar bastante, mas isso é um dos charmes desse passeio, caminhar e se perder pelas ruas belíssimas dessa cidade incrível.
Principais Pontos Turísticos
As construções históricas estão por todas a parte. Obras inspiradas no estilo barroco que exibem até hoje a grandiosidade da época, que teve Aleijadinho como referência. O escultor assina o projeto e as belas obras que fazem da igreja de São Francisco de Assis uma preciosidade de Ouro Preto.
A igreja divide os holofotes com a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a mais rica de Minas Gerais, com mais de 400 quilos de ouro.
Outros pontos imperdíveis são:
- Igreja Nossa Senhora do Carmo,
- Museu da Inconfidência,
- Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição,
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Brancos (ou de Padre Faria),
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos,
- Chafariz dos Contos,
- Museu Aleijadinho,
- entre outros
Como Chegar a Ouro Preto
Seu ponto de partida será Belo Horizonte, que fica a 107 quilômetros de Ouro Preto.
O acesso é feito pelas rodovias BR-040 (Saindo de Belo Horizonte você deve seguir em direção ao Rio de Janeiro) e BR-356 (Rodovia dos Inconfidentes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário