Paris - Caminhando e cantando....

Sábados não são os melhores dias da semana para conhecer Paris. Pode ser dificil pois é o dia em que os turistas E os Parisienses estão na rua. Recomendo começar o passeio pelo Arc du Triomphe (Arco do Triunfo), no topo dos Champs-Elyssés (Campos Eliseos). Há uma grande estação de metro embaixo da Place de l'Etoile (Praça da Estrela) que permite conhecer os Champs do seu inicio ao final, descendo a grande Avenida.


No caminho você verá lojas de souvenirs, de carros, de perfumes, bancos, muitos restaurantes desde o Macdonalds, Haagen Daz ao Pizza Pino. Os marcos da Avenida, em termos de compras são a grande loja da Louis Vuitton (na intersecção com a Rue Georges V onde está um fantastico restaurante Paradis Du Fruit, a grande Fnac, a loja da Disney, Adidas, Abercrombie & Fitch (Vale muito a pena esperar na fila) e a Virgin. No final da Avenida, encontrarás o Palais de l'Elysée (Palacio do Elisio, casa oficial do Presidente da Républica) e os seus jardins. Adiante, estarás na Place de la Concorde com o seu famoso obelisco (roubado ou oferecido pelo Egipto - depende do ponto de vista) e sua fonte deslumbrante, mostrada no filme O Diabo veste Prada. Nesta praça onde foram guilhotinados Robespiérre e Maria Antonieta, está também o Chiquérrimo Hotel de Crillon.


A poucos passos da Place de la Concorde esta a igreja da Madeleine no formato de templo romano, a Laduree com seu macaroons deliciosos, a Fauchon, a rue Saint Honoré , a rue du Faubourg Saint Honoré e a place Vendôme com suas luxuosas lojas como a Cartier ou ainda o Hotel Ritz. Esse bairro é conhecido por abrigar a famosa Opera de Paris e logo por trás,as famosas Galeries Lafayette e as lojas Printemps.



Continuando a caminhada chegará ao Palais Royal, e ao voltar para os lados da Concorde, podes seguir andando pela interminavel Rue de Rivoli, onde está o Musée do Louvre (atenção, informe-se quando a entrada é gratuita ou pague APENAS 9 euros ... Sim APENAS, pois este é o museu mais famoso do mundo.



Que tal beber um cafézinho e comer um millefeuille lá para os lados de Notre-Dame? ou então ir ao Café de Flore, famoso café dos artistas (sobretudo escritores) no bairro de Saint-Germain? Quando você chegar a Sain Germain significa que estará próximo ao Panthéon, Jardim de Luxemburgo e a famosa Universidade de Sorbonne.


Continuando o passeio em direção ao champs de Mars, você avistará uma das mais conhecidas torres de Paris: la Tour Montparnasse. Se tiver tempo suba até o alto dos seus 56 andares e delicie-se com sua vista fabulosa. Mas se o tempo for escasso, deixa para uma proxima, porque há sempre razões para voltar à Paris. Use esse tempo para a maior atração de Paris, a Torre Eiffel. Junta-te aos milhares de turistas (e residentes) que a admiram. Há os "loucos" que desejam subi-la e enfrentam as filas kilometricas - Eu subi em 2004 e recomendo! Se a paciência não é seu ponto forte, acomode-se nos gramados dos Campos de Março, tire fotos divertidas, observe o ir e vir das pessoas, felizes por ali estarem. Quando escurecer poderás ver a torre brilhar cintilante.



Para continuar a noite na rua, há várias possibilidades, desde ir jantar ou passar pelos seus famosos bares como o Hotel Costes, o Buddha Bar, ou o Bar Kong que fica no terraço da loja Kenzo. Outro lugar legal é o Pont des Arts (também conhecido como Passerelle des Arts), onde musicos e jovens boêmios encontram-se à noite para pintar quadros, tocar musica, cantar, beber e ser feliz à sua maneira. Ufa, depois de tudo isso, terás uma bela noite de sono.



Há vários passeios que podem ser feitos no domingo pela manhã ou no inicio de tarde. Um que recomendo é ir a Montmartre, conhecer o Sacré-Coeur, ou lugares como o café do filme Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain ou o Moulin Rouge (Estação Pigalle do metrô). Um passeio menos convencional é ir ao Cimetiére du Pére Lachaise, sim, ir ao cemitério para apreciar os tumulos dos famosos como Jim Morrison, Edith Piaf, Chopin e Oscar Wilde



As opções são muitas - e eu não podia escrever tudo neste post.... afinal de contas ... Paris est une Fetê... (paris é uma festa) !



Au Revoir



Um comentário: