Destinos - Buenos Aires ( 01 )


Buenos Aires é a capital e maior cidade da Argentina, atualmente é a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois de São Paulo. A cidade de Buenos Aires é um distrito federal autonômo e a área que compõe a Grande Buenos Aires (cidade autônoma _ Adjacências) é a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de cerca de 13 milhões de habitantes.

Nos últimos anos investiu forte em sua vocação turística e quando todos achavam que o Paíus entraria em colapso, deu a volta pro cima e tornou-se o destino mais visitado e mais barato na América do Sul. É uma cidade que, acima de tudo, exibe um contraste entre a prosperidade e a falência, principalmente após a crise que assolou a nação no final do anos 90 e inicio dos anos 2000. Buenos Aires ou BsAs com seu ar europeu, edificios e palacetes que lembram muito a Paris Antiga, ressurgiu das cinzas e vem conquistando mais e mais turistas a cada dia desbancando inclusive o Rio de Janeiro.

Em BsAs é possível encontrar ótimos hotéis em diferentes faixas de preço, um florescente cenário de restaurantes, opções variadas de vida noturna, cafés e confeitarias classudos e um povo cordial e bem humorado que aprendeu a conviver muito bem com a multidão de turistas que invadem suas ruas diariamente.

Muitos turistas aproveitam um fim de semana prolongado, as vezes emendando com um feriado, para visitar Buenos Aires, o que é completamente posssível caso você queira ter um pretexto para voltar. O senso comum diz que para conhecer uma cidade, é preciso caminhar por suas ruas. Em Buenos Aires isso é a mais absoluta verdade. Plana e arborizada, a cidade é perfeita para andar sem pressa, interagindo com a paisagem urbana. Suas ruas contam histórias, tocam música e parecem cenários de filmes de época. Estão cheias de arte, história e cultura, a começar pela mistura de estilos arquitetônicos que encanta os turistas.

A seguir você encontrará dicas importantes para sua viagem á Buenos Aires:


Procedimentos de Alfandega - Os visitantes brasileiros não necessitam de visto de entrada nem passaporte para entrar na Argentina. Basta a carteira de identidade original emitida a menos de 10 anos (atenção: a carteira de habilitação não é aceita). Ao chegar deverão preencher uma tarjeta de turismo para apresentar junto com o passaporte ou carteira de identidade - Geralmente esta Tarjeta já é entregue no interior do avião.

Aeroporto - Você chegará a Buenos Aires através do Aeroporto Ministro Pistarini ou simplesmente Ezeiza como é mais conhecido. O Aeroporto localiza-se a 35 Km do centro da cidade e o translado até lá dura aproximadamente 01 hora.

Câmbio - A moeda oficial da Argentina é o Peso, mas fique tranquilo pois você poderá levar seus Reais e "cambiar" nos inúmeras agências do Banco de La Nacion Argentina ou casas de cambio localizadas na cidade. Fique atento: A Cotação do Banco de La Nacion é sempre melhor que nas casas de câmbio e a dica é nunca trocar seu dinheiro nas ruas pois a Argentina também sofre com a falsificação de seu dinheiro. A Cotação está a nosso favor o que torna os preços argentinos muito atraentes para os Brasileiros.

Sair do Aeroporto - Caso você não tenha contratado um transfer para seu hotel, é possível utilizar o serviço de táxis e remis negociadas em quiosques logo na saída da sala de desembarque. Uma boa pedida é utilizar os serviços da empresa Manuel Tienda León que faz o trajeto até o centro em micro onibus por cerca de R$ 20,00 por pessoa.

Obs: Caso esteja viajando em familia, consulte o preço da corrida de táxi até o seu hotel.

Cartões de Crédito (Tarjetas) - Os cartões de crédito mais aceitos na Argentina são American Express, VISA, Diners e Mastercard.

Tax Free - Na Argentina existem vantagens alfandegárias para os turistas. No aeroporto, no momento do regresso, é possível recuperar o IVA (imposto sobre o valor agregado) dos produtos que foram comprados nas lojas que têm o cartaz TAX FREE. Não esqueça, nestas lojas sempre peça nota fiscal.

Taxa Aeroportuária - Os turistas que saem da Argentina por via aérea devem pagar antes do embarque uma taxa aeroportuária de US$18,00 (por pessoa). Esse pagamento só pode ser feito em dinheiro (dólares ou peso argentino) ou com cartão de crédito internacional VISA ou American Express; o Credicard internacional NÃO É ACEITO.

Obs: Caso tenha comprado um pacote em agência, veja se a taxa já não está inclusa no valor pago.

Algumas curiosidades e particularidades sobre BsAs

  • Em Buenos Aires você encontrará a avenida mais larga do mundo (Av. 9 de Julio) e também a mais longa (Av. Rivadavia)
  • O prédio mais alto de Buenos Aires (e da Argentina) é atualmente o luxuoso complexo residencial Torres El Faro, localizado em Puerto Madero, com 170 metros de altura.
  • O Río de la Plata, que banha Buenos Aires, é considerado o mais largo do mundo, chegando a medir 90 km entre ambas margens.
  • A cidade Autonoma de Buenos Aires e seus arredores concentram mais da metade da população da Argentina.
Nos próximos Posts, irei falar sobre Restaurantes, comidas, compras e atrações imperdíveis desta cidade que encanta turistas de todo o Mundo.
hasta luego.

3 comentários:

  1. Adorei a materia..parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabens, muito importante as informaçoes, estou enviando treis filhas para estudar em BsAs, peço se possivel uma orientaçao quanto alugar um apartamento de treis quartos nada de luxo mas apropriado e quanto localizaçao e praticidades, desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha.. não conheço muito sobre apartamentos para alugar em BAs... minhas experiências são só como turista e com isso acabo ficando só em hotéis .... Mas vc consegue alguma informação no site Buenos Aires Habitat (http://www.buenosaireshabitat.com/apartamentos-buenos-aires.html?gclid=CLmy1_Hoiq4CFYFb7AodAivi5g)

      Excluir